O inventário de estoque é uma das ferramentas mais importantes para conseguir o controle desse elemento do negócio. Quando feito e utilizado da maneira correta, ele pode gerar benefícios como aumento da lucratividade, otimização logística e também ganhos em competitividade.
Além disso, há outras razões que justificam a realização desse tipo de análise. A seguir, veja 5 motivos para fazer um inventário agora!
1. Ajuda a reduzir perdas
Quando não há um inventário de estoque, as saídas imprevistas e não registradas são mais comuns. Isso favorece que aconteçam desvios de itens do estoque, o que aumenta as chances de perdas.
Além disso, a falta de controle sobre os itens favorece que produtos sejam desperdiçados. No caso de itens perecíveis, a falta de controle leva à necessidade de descartar itens. No geral, também há questões como a falta de identificação sobre o giro de estoque, fazendo com que boas oportunidades sejam desperdiçadas.
2. Reduz os custos
Diminuir os custos da empresa é uma das principais preocupações de qualquer gestor, certo? Contar com um contact center— central responsável por concentrar as comunicações do empreendimento — torna isso mais viável.
Embora haja um investimento inicial na implementação das novas tecnologias, é menos dispendioso administrá-las quando estão centralizadas em uma só plataforma de gestão. Em longo prazo, o gasto com manutenção e equipamentos também diminui.
3. Otimiza espaços
O estoque também é um elemento que ocupa espaço e que, com isso, mobiliza recursos do negócio. Ao fazer um inventário, é possível compreender o tamanho do estoque, suas características e agir para melhorar a sua utilização de espaço.
Diante de um inventário é possível, por exemplo, realizar uma reorganização dos produtos de modo a criar um espaço mais otimizado.
Também é possível identificar a necessidade ou possibilidade de reduzir a quantidade de produtos em estoque, o que evita a necessidade de buscar espaços maiores e que usam mais recursos.
4. Evita a perda de vendas
A falta de controle de estoque aumenta as chances de que ocorra o desabastecimento. Como consequência, há uma perda de vendas que já estavam com seus esforços concretizados.
Além disso, a falta de inventário também diminui as chances de que o negócio consiga aproveitar demandas imprevistas, como produtos que caem no gosto dos clientes de maneira repentina.
5. Aumenta o conhecimento sobre o estoque
Outro motivo para começar a fazer inventário de estoque é que ele oferece mais controle e, com isso, mais conhecimento sobre esse elemento do negócio. A partir da avaliação de inventário é possível, por exemplo, entender quais são os produtos com maior e os que com menor giro de estoque.
Assim, o planejamento de compras se torna mais assertivo e o negócio pode até mesmo identificar novas oportunidades de mercado para aumentar as vendas.
O inventário de estoque ajuda o negócio a ser mais assertivo, lucrativo e otimizado, usando melhor os seus recursos. Para tanto, o uso de um software de gestão é a melhor opção para registrar as entradas e saídas. Ao final, esse processo fica mais fácil e eficiente, sendo ainda mais benéfico.
Baixe o nosso e-book grátis e confira métodos para controle e gestão de estoque!
Comentários
Postar um comentário